Quem Somos

 

Pequeno Histórico

Somos uma igreja evangélica, fiel à Bíblia, nossa única regra de fé e prática. Cremos que Deus salva o pecador arrependido por meio do seu filho Jesus Cristo. Cremos que todo aquele que confessa o nome do Senhor Jesus é parte da comunidade de crentes – a Igreja – que vive em comunhão, adoração e serviço. Filiada à Igreja Presbiteriana do Brasil, uma das mais antigas denominações evangélicas do Brasil e jurisdicionada ao Presbitério Paulistano e Sínodo Paulistano, desde a sua organização.

Localizada no centro da Vila Formosa, bairro da Zona Leste de São Paulo (veja em Localização), a  Igreja Presbiteriana de Vila Formosa foi organizada no ano de 1959, ano do centenário do presbiterianismo brasileiro. Fruto do incansável trabalho da Igreja Presbiteriana do Brás, desde aquela época, a IPBVF, como chamamos, tem crescido e servido ao Senhor.

O primeiro pastor da IPBVF foi o Rev. Daniel Mariano da Silveira (in memorian), à época recém ordenado. Os anos se passaram e em 1966 chegou para o pastorado da Igreja o Rev. Abel José de Paula, o qual permaneceu à frente do pastorado efetivo da Igreja por 33 anos, até 1999, quando recebeu da Assembleia Geral da Igreja o título de “Pastor Emérito”.

Atualmente, a IPBVF tem como seu pastor titular o Rev. José Maurício Passos Nepomuceno, filho da igreja, o qual assumiu a titularidade no ano 2002. A seu lado, temos os pastores: Rev. Sandro Márcio de Almeida e Rev. Marcos Cleber Santos Siqueira, que  com o Rev. Abel e os presbíteros, compõem todo o staff pastoral da igreja.

 Atividades

 Mantemos trabalhos regulares, que você pode frequentar (veja em Agenda) e temos também diversas programações eventuais, algumas das quais promovidas pelas Sociedades Internas da igreja que envolvem as diversas faixas etárias, assim como programações para toda a família.

Mantemos regularmente um Culto Público, todo domingo às 19horas, que você pode acompanhar, inclusive pela internet no link “Vídeos“, além dos trabalhos de Escola Dominical (Dom. 9h30m), reunião de oração (Seg. 20h15m); Estudo Bíblico (Qua. 20h15m).

Venha conferir um dos nossos encontros e conhecer melhor nossa igreja.

Projetos da IPBVF

Nossa igreja vive o evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo e emprega esforços para cumprir sua missão. Por isso, temos alguns projetos que incluem plantação de igrejas, obra missionária no Brasil e exterior e evangelismo local.

Atualmente nossos projetos incluem a plantação de uma Igreja no Parque das Flores, onde já temos uma congregação recém organizada, além da iniciativa de um ponto de pregação no bairro da Vila Carrão. Temos o propósito de continuar estes trabalhos até que sejam igrejas organizadas.

A obra missionária da IPBVF está especialmente ligada ao envio e sustento da família Costa para o Oriente Médio. Além disto, quase todos os meses, por meio de um trabalho da juventude, chamado “Doce Missão”, ajudamos missionários no Brasil espalhados em todo o território nacional.

Outro projeto que amamos e que temos investido é o “Ministério Efatá”, que se trata de um projeto de interpretação dos nossos cultos em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) e a expansão deste trabalho outras igrejas.

Liderança

Pastores

  • Rev. Abel José de Paula (Pastor Emérito)
  • Rev. José Maurício P. Nepomuceno (Pastor Efetivo)

Presbíteros

  • Eldo Navarro Machado
    (Vice-Presidente)
  • Cláudio Edson Teixeira de Morais
    (1º Secretário)
  • José Ribeiro
    (2º Secretário)
  • Hamilton Coutinho Ramos (emérito)
  • Inaldo P. Vilela (emérito)
  • Paulo Rogério Prieto Ogéia
  • Sérgio Ricardo de Jesus
  • Walmir G. de Souza
  • Wilson Pedroso Pereira

Diáconos

  • Marcelo Guadanholi Alves (Presidente)
  • Marco Antonio de Souza Leite (Vice-presidente)
  • Clóvis Tiago Serrano Dal Santo (Secretário)
  • Daniel Peres Tavares
  • Divanildo P. da Silva
  • Isaac Bento da Silva
  • Ivan da Silva Paulino
  • João Batista Tavares
  • Manoel C. da Silva
  • Sidemi S. Duarte
  • Sidnei Tadeus Pio
  • Vinícius Espigado de Morais

9 respostas para “Quem Somos”

  1. eu sou da igreja reformada aqui em recife..vou p sp.e nao tem esaa igreja ai..eu gostaria de saber se vcs sao calvinista.

  2. Infelizmente, as programações do Ponto de Pregação estão suspensas. Você gostaria de conhecer ou está procurando algum lugar para congregar?

  3. Olá Simone! Desculpe a demora em encaminhar uma resposta…
    Calvinismo é o nome que se dá ao grupo que crê segundo os ensinos da Reforma Protestante derivada dos escritos do reformador João Calvino.
    Caso deseje uma resposta mais detalhada, envie uma mensagem para o pastor Mauricio e-mail: jmpnepomuceno@terra.com.br

  4. Pr.Mauricio Nepomuceno,

    Não conseguimos nos falar ainda.Sinceramente não cheguei a entender como eu deveria proceder há alguns dias atrás.Tenho sentido saudades das Suas Mensagens “muito inspiradas pelo Espírito Santo”. Qualquer dia destes eu gostaria de voltar à Sua Igreja para “Declamar uma Poesia”. Iniciei um “Projeto cujo o Objetivo implica em Homenagearmos os Nossos Poetas Sacros, como declamo desde os meus aúreos 7 aninhos.Foi o meu pai,um Maravilhoso e inesquecível Cearense que vivia fazendo “repentes” andando de cá para lá em casa – acredito que eu tenha sido muito influenciada pelos repentes e tb. pelos Livros de Poesias dos
    Autores da época.
    Bem, “Chega de Prosa” da minha parte.
    Dia destes irei de novo “Declamar uma Poesia” nesta tão amada e inesquecível Igreja.

  5. Olá Beatriz,

    Cada igreja pode possuir uma identidade visual que mais identifique a comunidade que a compõe.
    Esta identidade visual a despeito de ser livre, deve seguir também a identidade visual da I.P.B., para que fique bem identificada como uma igreja vinculada.
    No nosso caso, as cores representam os antigos vitrais da nave.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *